Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Noticias e Coleccionismo

Noticias e Coleccionismo

15
Mai21

CALDAS SPORT CLUBE

Armando Ribeiro

 

caldas.png

O Caldas Sport Clube foi fundado em 15 de Maio de 1916, pelo que comemora  hoje 105 anos.

Por isso, apresentamos as nossas felicitações ao Caldas, como vulgarmente é conhecido, pela passagem de mais um aniversário.

Como postal de felicitações publicamos uma foto de Nuno Maçãs 

macas.jpeg

quando foi  internacional pela Selecção Portuguesa de Juvenis em jogo realizado no Jamor com a Espanha que terminou com o resultado de 1-1, na época em que alinhava na Equipa das Caldas da Rainha.

Como complemento de informação dizemos que Nuno Maçãs trabalha em Évora onde se radicou  há 18 anos.

ARMANDO RIBEIRO

15
Mai21

DIA INTERNACIONAL DA FAMÍLIA

Armando Ribeiro

Comemora-se a 15 de Maio "O Dia Internacional da Família" dando cumprimento à determinação da Resolução nº. 47/237 de 20 de Setembro de 1993 da Assembleia da ONU.

O Dia Intertnacional da Família visa entre outros objectivos reforçar o respeito e compreensão para um bom relacionamento de todos os elementos que compõem a Família e consequentes direitos e responsabilidades.

Passados 27 anos da celebração do 1º. Dia Internacional da Família a 15 de Maio de 1994, em face dos acontecimentos com que somos confrontados, no dia a dia, verifica-se que ainda não foram atingidos todos os objectivos, agravados até pela pandemia que assolou o Universo.

Por isso desejamos que no mais breve espaço de tempo, surjam alterações nas nossas mentalidades, a fim de se construir a Sociedade em que o Conceito de Família seja uma verdadeira realidade e não apenas uma miragem como sucede muitas vezes.

Finalizamos dizendo que Bom Seria Vivermos Sempre em Família

ARMANDO RIBEIRO

14
Mai21

UNIÃO DESPORTIVA MACHEDENSE

Armando Ribeiro

machedense.jpg

O União Desportiva Machedense foi fundado em 14 de Maio de 1977, com a finalidade de proceder à promoção cultural, desportiva e recreativa dos seus associados e da população de Nossa Senhora de Machede em geral.

Foram fundadores: António Ribeiro, Anibal Cardoso, António Fitas, Leonel Varela, José Barreto Caeiro, Matias Cardador, Hermenegildo Martins, Manuel Amaral, Mariano  Guerra e Manuel Fitas.

Como curiosidade saliente-se que desde a sua fundação até às primeiras eleições realizadas a 4 de Março de 1983 foi gerido por uma Comissão Administrativa de que faziam parte o Professor António Silva Ribeiro, Matias Joaquim Cardador, Anibal Cardoso e Domingos Tenda Cardador.

Neste dia em que O União comemora 44 anos apresentamos as nossas felicitações com votos de muitos anos de vida.

ARMANDO RIBEIRO

14
Mai21

SANTUÁRIO de NOSSA SENHORA de AIRES

Armando Ribeiro

O Santuário de Nossa Senhora de Aires vai reabrir amanhã, Sábado dia 15, por ter sido alterada a data inicialmente agendada, por motivos imprevistos.

Do Programa salientamos:

Às 16,00 Horas - A Imagem de Nossa Senhora de Aires sairá da Igreja Matriz de Viana do Alentejo

igmatriz.jpg

Em Cortejo Automóvel até ao Santuário

sant.aires.jpg

Às 17,00 Horas -  Eucaristia que  será Presidida por Sua Eminência O Senhor Cardeal D. José Tolentino de Mendonça, Concelebrada pelo Núncio em Apostólico em Portugal, D. Ivo Scapolo, pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco José Senra Coelho, pelo Arcebispo Emérito de Évora, D. José Francisco Sanches Alves e pelo Bispo de Beja, D. João Marcos.

ARMANDO RIBEIRO

 

 

 

 

13
Mai21

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Armando Ribeiro

nsfat.jpg

Faz hoje 104 anos que se deu a 1º. Aparição de Nossa Senhora de Fátima aos três Pastorinhos (Jacinta, Francisco e Lúcia) quando apascentavam um pequeno rebanho na Cova da Iria, próximo da Aldeia de Aljustrel.

A Aparição repetiu-se nos cinco meses seguintes conjuntamente com outros fenómenos e acontecimentos.

Também no ano de 1916, portanto no ano anterior às Aparições de Fátima, os Pastorinhos tiveram três visões de Um Anjo.

Assim no dia em que recordamos A 1ª. Aparição dizemos que Mensagem apresentada foi um insistente apelo à Conversão, à Penitência e à Oração nomeadamente

A ORAÇÂO DO SANTO ROSÁRIO

Por isso muitas são as pessoas que diàriamente procedem à Recitação do Terço, isoladamente ou em conjunto, em Santuários, Basílicas, Igrejas,  Capelas e  nos seus lares ou através dos meios de comunicação social.

terço.jpeg

Neste contexto descrevemos 

img642.jpg

Por ser hoje Quinta-Feira destacamos 

OS MISTÉRIOS LUMINOSOS

1- Baptismo de Jesus

2- Revelação nas Bodas de Caná

3- Anúncio do Reino de Deus

4- Transfiguração de Jesus

5- Última Ceia e Instituição da Eucaristia

Finalizamos dizendo que A Recitação do Rosário incluída na Maratona de Orações do Rosário no Mundo pelo fim da pandemia iniciada por Sua Santidade O Papa Francisco no passado dia 1 em frente da Imagem da Virgem do Socorro na Capela Gregoriana da Basílica de São Pedro

papaf..jpeg

É hoje transmitida às 17,00 horas pelo Cardeal Dom António Marto na Capelinha das Aparições do Santuário de Nossa Senhora de Fátima,

cap.ap..jpg

ARMANDO RIBEIRO

13
Mai21

FESTA DA ASCENSÃO

Armando Ribeiro

A Festa da Ascensão também conhecida como Quinta-Feira da Ascensão ou apenas como Ascensão comemora a Ascensão de Jesus ao Céu.

ascensão.jpg

É uma das Festas Ecumênicas, ou seja, uma das que são comemoradas por todas as Igrejas Cristãs, juntamente com as Celebrações da Paixão, Páscoa e Pentecostes.

Em Portugal comemora-se no mesmo dia uma festa popular conhecida como Festa da Espiga.

Neste contexto para comemorar o dia de hoje publicamos um poema da poetisa Helena Valverde que usa o pseudónimo de Lena e os Anjos.

img606.jpg

ARMANDO RIBEIRO

 

12
Mai21

BEATA IMELDA

Armando Ribeiro

imelda1.jpg

Imelda Lambertini, filha de Egano Lambertini e de Castora Galluzzi, nasceu no ano 1322 em Bolonha num ambiente de muita Fé e Piedade e, faleceu na sua Cidade Natal com 11 anos a 12 de Maio de 1333, véspera do Domingo da Ascensão do Senhor.

Com apenas 8 anos de idade entrou para o Convento das Irmãs Dominicanas, depois de permissão de seus pais, por que apesar do seu desejo, devido à sua idade, só com autorização o poder fazer.

Tornou-se noviça aos 9 anos e aos 10 anos recebeu o hábito de Monja Dominicana, apesar de ter  tão pouca idade, foi sempre uma freirinha em tudo exemplar nas actividades da vida religiosa. Contudo integrava-a o facto das pessoas receberem A Sagrada Comunhão e continuarem a viver.

Como não tinha idade para comungar, uma vez que naquela época, apenas o podiam fazer a partir dos 12 anos, perguntava às Religiosas "Irmã a Senhora Comungou Jesus e não morreu?".

As Freiras respondiam com outra pergunta "Que é isso menina?  Por quê morrer?", a que a Freirinha replicava!

"Como pode a Senhora receber Jesus em Comunhão e não morrer de amor e de tanta felicidade"

Contudo na madrugada do dia 12 de Maio de 1333, Imelda estava na Santa Missa e, já não aguentando A Vontade de Comungar, perguntou mais uma vez porque motivo não podia comungar se Jesus tinha ordenado ir a Ele as criancinhas.

O Padre tinha acabado de dar a sagrada comunhão às Religiosas quando todos viram uma hóstia sair do Cibório e voando pela Capela parou em cima da cabeça da Imelda,

imelda4.jpg

pelo que entendeu que tinha chegado a hora de comungar.

Imela ao receber a comunhão colocou-se em profunda adoração que continuou por várias horas, pelo que A Madre Superiora foi até à Freirinha perguntando-lhe se estava bem, disse-lhe que já tinha adorado bastante a Jesus e, por isso que teria que prosseguir com as restantes actividades do Convento.

Apesar desta ordem permaneceu imóvel o que fez com que a madre superiora lhe pegasse amorosamente pelos bracinhos sucedeu que Imelda caiu-lhe nos braços, tendo morrido na sua 1ª. comunhão , cumprindo-se assim, o que Imelda sempre disse:

Como pode alguém receber Jesus na Sagrada Comunhão e não morrer de amor e de felicidade por ter recebido Jesus, o que não sucedeu com Ela.

imelda.jpg

Foi Beatificada em 1826, pelo Papa Leão XII que, estendeu a toda a Igreja o Culto que já lhe prestavam em Bolonha e, em 1908 o Papa Pio X proclamou-a Padroeira das Crianças que fazem a Primeira Comunhão.

ARMANDO RIBEIRO

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub